terça-feira, 22 de julho de 2008

Dicas para Contar Histórias


Incentive as crianças diariamente, contando pequenas histórias sem mesmo ter o livro nas mãos.

Use entonação de voz atraente, sem exageros, faça suspense, faça drama, se emocione, expresse sua opinião sobre o tema e dê oportunidade para que a criança também apresente sua opinião.

Enriquecer a narração com ruídos (onomatopéias) como Miau! Au! Au!

Movimente o corpo (olhos, mãos e braços), mas sem exageros.

Mantenha as histórias até 10 minutos de extensão.

Mostre entusiasmo ao contá-la

Evite o uso de muitos “e” “ou” “então” “aí”

Crie a “hora da história”. Na escola, um bom horário é após o recreio para acalmar a turma; em casa pode ser à noite, antes de dormir.

Determine um dia ou horário para cada aluno ler ou contar uma história. Não force ninguém.

Em casa, estimule a criança a recontar a história que ouviu; compre livros, dê livros de presente em aniversários, natal e outras festividades.

Explique quando necessário, o significado das palavras novas, ou auxilie a busca no dicionário;

Preserve a atenção das crianças no local em que a história está sendo contada. (muito barulho, pessoas estranhas interrompendo, etc.).

Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma expressão corporal encurvada.

Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e não malabarismos da memória.

Se der branco, continue. Não faça caretas, não xingue e nem desculpe-se. Continue descrevendo detalhes de cores, locais.. isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa, olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!

Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que dirija ao clímax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com os personagens e se envolver com o que acontece.

Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos, seja criativo. Você sempre aprende com suas experiências. Não seja extremamente tímido ou preocupado "com o que os outros irão dizer se...". Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer papel de bobo para as crianças.

Nenhum comentário: