![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjoK8K4r_B1a8BXG1FwvKfCTICresoZoc-ccmQntQoYVjntXf0cqbwZSZogzE8xxJHgqF0N8VYNgLJvWAeBcOrrlVe8jPJIM5AYn7N9jDd5LUHDPYlMiljwDT3f-vQOWKgQB_fBINHg7-R/s320/monica-lisa.jpg)
• Incentive as crianças diariamente, contando pequenas histórias sem mesmo ter o livro nas mãos.
• Use entonação de voz atraente, sem exageros, faça suspense, faça drama, se emocione, expresse sua opinião sobre o tema e dê oportunidade para que a criança também apresente sua opinião.
• Enriquecer a narração com ruídos (onomatopéias) como Miau! Au! Au!
• Movimente o corpo (olhos, mãos e braços), mas sem exageros.
• Mantenha as histórias até 10 minutos de extensão.
• Mostre entusiasmo ao contá-la
• Evite o uso de muitos “e” “ou” “então” “aí”
• Crie a “hora da história”. Na escola, um bom horário é após o recreio para acalmar a turma; em casa pode ser à noite, antes de dormir.
• Determine um dia ou horário para cada aluno ler ou contar uma história. Não force ninguém.
• Em casa, estimule a criança a recontar a história que ouviu; compre livros, dê livros de presente em aniversários, natal e outras festividades.
• Explique quando necessário, o significado das palavras novas, ou auxilie a busca no dicionário;
• Preserve a atenção das crianças no local em que a história está sendo contada. (muito barulho, pessoas estranhas interrompendo, etc.).
• Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma expressão corporal encurvada.
• Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e não malabarismos da memória.
• Se der branco, continue. Não faça caretas, não xingue e nem desculpe-se. Continue descrevendo detalhes de cores, locais.. isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa, olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!
• Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que dirija ao clímax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com os personagens e se envolver com o que acontece.
• Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos, seja criativo. Você sempre aprende com suas experiências. Não seja extremamente tímido ou preocupado "com o que os outros irão dizer se...". Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer papel de bobo para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário